Home > Author > >

" Que coisa é o passado? Uma mentira em que todos acreditam, uma espécie de ilusão colectiva credenciada pela urgência de haver um presente. Mais ainda num tempo tão vazio de crenças. É preciso um passado lustroso para haver futuro.
(...)
o futuro é que escreve o passado.
(...)
o que começou como poesia acaba se impondo como ciência. São os pássaros que criam o céu. Um rio é tanto a areia do leito como a água da correnteza.
(...)
A dimensão actual do futebol resulta da falta de dimensão de outras artes e outras festas.
(...)
Porque nós, meu irmão [Agualusa], nós já andamos a confundir as expectativas dos desavisados há muito. Escritores africanos de raça branca, ambos com nomes que sugerem entidades femininas.
(...)
Nós dizemos que temos ideias. Mas o inverso também é verdade: as ideias têm-nos a nós. "

, Granta Portugal 4: África


Image for Quotes

 quote : Que coisa é o passado? Uma mentira em que todos acreditam, uma espécie de ilusão colectiva credenciada pela urgência de haver um presente. Mais ainda num tempo tão vazio de crenças. É preciso um passado lustroso para haver futuro.<br />(...)<br />o futuro é que escreve o passado.<br />(...)<br />o que começou como poesia acaba se impondo como ciência. São os pássaros que criam o céu. Um rio é tanto a areia do leito como a água da correnteza. <br />(...)<br />A dimensão actual do futebol resulta da falta de dimensão de outras artes e outras festas.<br />(...)<br />Porque nós, meu irmão [Agualusa], nós já andamos a confundir as expectativas dos desavisados há muito. Escritores africanos de raça branca, ambos com nomes que sugerem entidades femininas.<br />(...)<br />Nós dizemos que temos ideias. Mas o inverso também é verdade: as ideias têm-nos a nós.